Campanha Março Verde.
O verde da campanha simboliza a saúde e o mês de março foi escolhido em homenagem ao Dia Mundial da Optometria, comemorado no dia 23 de março, lembrando da importância deste profissional essencial ao cuidado primário da saúde visual e ocular da população
Nesse artigo vamos entender melhor a Campanha Março Verde, organizada pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO.
A Campanha Março Verde
Sabemos que a baixa qualidade visual tem consequências negativas no desenvolvimento do indivíduo, gerando prejuízos educacionais e econômico não só para o próprio indivíduo, como para toda a nação.
Provocando, dentre outros males, problemas de aprendizagem, evasão escolar, marginalização e baixa produtividade, limitando as oportunidades e reduzindo a qualidade de vida.
Sendo assim, a Campanha Março Verde tem como objetivo principal promover uma mudança de paradigma quanto aos cuidados com a visão, com foco na atuação preventiva, por meio da atuação do Optometrista.
Atualmente, são mais de 96 milhões de brasileiros que sofrem com problemas na visão, entre eles, cerca de 6 milhões de crianças em idade escolar, desassistidas pela falta de implementação de um programa eficaz de atenção primária em saúde visual e ocular.
Março Verde é uma Campanha de Conscientização em Saúde Visual realizada pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO em parceria com o World Council of Optometry – WCO, Associação Latino Americana de Optometria e Óptica – ALDOO, e entidades estaduais filiadas.
A exemplo do que é praticado em todo o mundo, através da atuação do Optometrista, a Campanha busca promover a atuação desse profissional em todo o Brasil.
Quem é o Optometrista?
No dia 06 de Março é comemorado o Dia do Optometrista.
A Organização Mundial da Saúde – OMS reconhece e recomenda a Optometria como a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.
O Optometrista é o profissional da área da saúde, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular.
É capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever óculos, lentes de contato e terapias que irão compensar as alterações visuais (ex. miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, estrabismo, ambliopia) e ou reabilitar as condições de todo o sistema visual.
Formado em Optometria por instituições de Ensino Superior, devidamente autorizadas pelo Ministério da Educação – MEC, está capacitado para avaliar as anomalias refrativas, motoras e oculares do paciente.
Através da aplicação de provas não invasivas pertinentes, detecta as alterações da Acuidade Visual, sensibilidade ao contraste, visão de cores, disfunções e alterações da visão binocular e campo visual.
Ainda dentro do campo de atuação do optometrista, está a avaliação ortóptica, exames para adaptação de lentes de contato, filtros terapêuticos, lentes prismáticas, próteses oculares, condutas terapêuticas não invasivas e não medicamentosas.
Sua formação capacita à identificação alterações visuais de ordem patológica ocular (ex. catarata, glaucoma) ou sistêmica (ex. hipertensão, diabetes), nesses casos, encaminhando prontamente o paciente ao profissional médico competente.
Em todo o mundo integra a equipe de cuidado com os olhos e, em face disso, sua atuação é fundamental no combate a cegueira evitável.
Parabéns à todos os Optometrista!
Deixe um comentário