O que é Astigmatismo?
Se você fez uma consulta com seu optometrista ou oftalmologista e falaram que você tem Astigmatismo, talvez você esteja se perguntando agora, mas afinal, “o que é Astigmatismo?”
Astigmatismo é um tipo de defeito refrativo assim como a miopia e a hipermetropia, porém com a caracteristica de que provoca embaçamento da visão em ambas as distância, ou seja, tanto para a Visão de Longe (VL) quanto para a Visão de Perto (VP).
É normalmente encontrado na córnea e é determinado pelas diferenças de curvatura dessa estrutura.
Causas
Normalmente é devido ao formato ovalado da córnea que o astigmatismo se manifesta, porém, em graus mais baixos de astigmatismo, pode ser por alterações no formato do cristalino, que é a lente natural do olho, localizada logo atrás da íris.
A córnea é responsável pela maior parte do grau dos olhos, com cerca de 43 Dioptrias (D) – Dioptria é o nome científico do “grau” – seguida pelo cristalino com aproximadamente 17D.
Esses são os principais meios transparentes do olho e qualquer anormalidade no formato dessas extruturas pode ocasionar em graus de astigmatismo.
Para facilitar o entendimento, imagine uma linha vertical e uma linha horizontal se cruzando e formando um ângulo de 90º entre elas.
A diferença entre as curva AB e YZ vão determinar o valor do astigmatismo.
Dessa maneira, pode-se dizer que o astigmatismo é a diferença entre as curvas da córnea e, quanto maior a diferença entre as curvas da córnea, maior o grau de astigmatismo.
Sinais e Sintomas
Os sinais mais comuns são:
- Visão embaçada.
- Dificuldade para, por exemplo, fazer uma leitura ou mexer no celular.
- Salto de linhas; tem que acompanhar com o dedo ou uma régua para não se perder durante a leitura.
- Dificuldade para ler placas na estrada, principalmente a noite.
- Dor de cabeça e nos olhos.
- Cansaço visual.
- Sensação de peso nos olhos.
- Sensibilidade à luz, tontura e enxaqueca em ambientes com muita iluminação (fotofobia).
Diagnóstico
Para identificar o astigmatismo são realizados alguns testes.
Para identificar o valor do astigmatismo é primeiramente necessário tomar a medida da Acuidade Visual, que é a medida da quantidade do que o paciente enxerga.
Logo em seguida é feto o teste de autorefração por meio de um aparelho chamado de autorefrator, que já faz a medida automatica do grau e também a medida das curvas da córnea.
Em seguida é novamente avaliado o grau através de um aparelho chamado retinoscópio de fenda.
Através desse aparelho confirma-se o valor que foi encontrado na autorefração e se for necessário, o valor pode ser corrigido.
Essas duas primeiras avaliações são consideradas como a parte objetiva do exame, na qual é o profissional optometrista que identifica o grau do paciente.
A partir de então, avalia-se o paciente de forma subjetiva, ou seja, de acordo com as respostas dadas pelo paciente – o tal do “melhor a primeira ou a segunda?”
Essa etapa também é chamada de afinamento.
São utilizadas algumas tabelas, como o dial astigmático e a tabela verde/vermelho.
O dial é muito preciso na identificação do eixo do astigmatismo e serve para confirmação do que foi encontrado anteriormente por meio dos outros testes.
Tendo sido confirmado o valor e o eixo do astigmatismo pode-se fazer a prescrição da correção.
Tratamento
O tratamento é feito através da correção óptica, por meio de óculos ou lente de contato.
Para a correção do astigmatismo são utilizadas lentes cilíndricas, também denominadas de lentes tóricas.
OBS: As lentes para a correção dos astigmatismos devem ser montadas nas armações de óculos de forma precisa, para que não haja prejuizo para o paciente, pois pode acarretar em muito desconforto caso fiquem montadas fora do eixo que foi prescrito.
Por isso é muito importante, quando houver qualquer desconforto, levar os óculos para a conferência.
Deixe um comentário